terça-feira, 19 de maio de 2009

Um problema de fechamento.

É engraçado como, a medida que nos afastamos do comum, a medida que adentramos questões complicadas como o comportamento da atmosfera, a perfeição e a harmonia que tantos observam na natureza ou nas artes, ou a tão falada divina proporção vão se perdendo em meio ao turbilhão e a viscosidade.

Hoje tratava-mos, em sala de aula, um assunto muito interessante: A Equação da Continuidade. Acompanhado o programa pelo qual meu professor pretende dentro de alguns meses nos apresentar aos modelos numéricos, o assunto da aula de hoje foi a equação que nos permitiria calcular o fluxo total de massa numa parcela de ar.

Ao fim da aula meu professor conclui mostrando a importancia de considerar a atmosfera um fluido incompresível para a solução da Equação da Continuidade. O problema é que a atmosfera não é um fluido incompresível! acontece que se você trabalhar com um fluido compressível surgem muitas mais variáveis do que equações e temos o chamado problema de fechamento de equação onde uma equação simplesmente não pode ser resolvida!

"Você pode instalar um anemometro em qualquer altura da atmosfera, mas sempre haverá um erro no próprio instrumento e eventualmente um erro na leitura deste, então sempre tem-se um erro embutido na equação e por mais insignificante que seja, quando aplicado a todo o desenvolvimento desta, a discrepancia torna-se perceptível.''

consideremos a velocidade do vento u, onde u = u + u' , u é a medida que extraímos e u' é o erro embutido na equação. Não há uma medida precisa!

É esse problema de fechamento, essa limitação imposta a todos nos que torna a natureza algo tão místico e selvagem. Aquele que diz compreender completamente a natureza simplesmente fecha olhos ou tampa ouvidos e acredita que não há nada além daquilo que ele percebe.

Por fim, é essa angustia e esse fascínio pelo nosso universo que motiva meus estudos e são com esses mesmo sentimentos que concluo essa longa postagem...

espero que tenham entendido alguma coisa, qualquer duvida me procurem, adoraria discutir o assunto com alguém.

Head the endless!

2 comentários:

  1. Tah longe o dia em q a ciência vai explicar tudo na natureza! XD~

    É por isso q algumas pessoas acreditam em Deus. Jah eu ainda prefiro acreditar q o universo eh resultado d um loop infinito num código do Brainiac.

    Pense nisso.

    ResponderExcluir
  2. cuidado com as pertubações fora do u'

    Esse foi o grande aprendizado que eu tirei dessa aula graças a sua brilhante explicação...

    Não podia passar por aqui e não te agradecer então obrigada

    Maria tere

    ResponderExcluir